22 setembro 2009

Reunião do 2º Ciclo

Caros colegas,

Está agendada uma reunião para esta sexta-feira, dia 25 de Setembro, no instituto de Arqueologia, por volta da 17:00 com a Professora Raquel Vilaça para debater questões relativas ao 2ºano do 2ºciclo.
Alguns dos temas abordados serão os estágios, dissertações, trabalho de projecto, entre outros. É importante a vossa comparência.

Apelo ainda que comuniquem aos restantes colegas a existência da reunião.

Atenciosamente
Tiago Costa

16 setembro 2009

Estágio Curricular: informação e documentação

O Artigo 8º do Regulamento do 2º Ciclo de Estudos prevê três modalidades de avaliação final: Dissertação, Projecto ou Estágio. A opção por qualquer uma destas modalidades decorre nos termos regulamentares e está sujeita à aprovação prévia em todas as unidades curriculares correspondentes aos dois primeiros semestres do Curso. Tendo em conta a sua especificidade, seguem-se alguns esclarecimentos adicionais sobre a opção pelo Estágio curricular (esta síntese não dispensa a consulta do Regulamento acima mencionado e o aconselhamento junto do 'Gabinete de Estágios' da FLUC):

1. Duração - O estágio decorre por um mínimo de 3 meses (196 horas) ou um máximo de 6 meses (392 horas);

2. Prazo de candidatura – Em cada ano serão abertos dois períodos de candidatura: 1 a 15 de Junho (para o semestre de Setembro a Fevereiro) e 1 a 15 de Dezembro (para o semestre de Março a Agosto). Serão consideradas propostas de estágio fora destes prazos, sempre que se verifique motivo de força maior (conclusão tardia de seminários do 1º ano, definição de protocolos com novas entidades de acolhimento ou demora na respectiva tramitação administrativa etc.). Estes casos supõem o acordo prévio do “Gabinete de Estágios” da FLUC e do Coordenador do 2º Ciclo do Curso de Estudos Artísticos.

3. Orientação – O estágio decorre sob orientação de um professor do Curso Estudos Artísticos, escolhido livremente pelo candidato, e em articulação com um Supervisor da Entidade de Acolhimento. É também possível a co-orientação, envolvendo um especialista que não tenha participado no Curso.

4. Relatório – O Relatório final de estágio deve ser previamente inscrito na FLUC, indicando o candidato o seu orientador. Terá uma dimensão até 125.000 caracteres (cerca de 50 páginas de texto e notas) e deve ser defendido em provas públicas, diante de um júri. O Relatório terá um peso de 40% na avaliação relativa ao 2º ano do Curso, correspondendo o Estágio a 60%.

Nota: Os candidatos devem-se dirigir ao 'Gabinete de Estágios', no 2º piso da FLUC (Tel. 239 410 056 / Email: gefluc@fl.uc.pt ), para um esclarecimento efectivo sobre todos os procedimentos necessários à realização do Estágio, bem como para terem acesso à documentação respectiva: 'Regulamento', 'Boletim de Candidatura' e ainda o 'Anexo II', que define o programa de Estágio, a assinar conjuntamente pelo/a Estagiário/a, pelo Supervisor da Entidade de Acolhimento e pelo Orientador da FLUC.

04 setembro 2009

Aviso

Matrículas para 2ºano de Mestrado
- Arqueologia e Território -

Será colocado brevemente no site da FLUC a data de abertura das matrículas. (Provavelmente fim de Setembro)
Não é necessário levar documentação.

Atentamente

Ana Margarida Vaz

11 junho 2009

Caríssimos colegas (mestrado UC) arqueologia,

como deve ser do conhecimento geral, estão afixadas algumas circulares, que informam para a disponibilidade de inquéritos no WOC e que são de preenchimento obrigatório. Inquérito esses para os estudantes de 1º e 2ºciclo no âmbito do SGQP, acessível com a certeficação de aluno.

______

Venho por este meio expor a minha completa indignação para com a obrigatoriedade do preenchimento de inquéritos para nos podermos inscrever no ano lectivo seguinte.
A que ponto chegou a burocracia neste país! Até agora só tinha "perdido as estribeiras" nas repartições de finanças ou com a incompetência dos/as funcionárias da nossa conhecida "Secretaria dos assuntos académicos da FLUC" onde os funcionários se contra-dizem, enganam ou simplesmente são incompetentes. Agora vejo-me deparado com um fantástico inquérito de PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO, onde figuram uma fantástica lista questões para cada seminário e com uma outra lista com o nome dos docentes, e onde curiosamente não figuram alguns dos nomes dos nossos professores, os quais temos que escolher um para colocar no nome do seminário a que estamos a responder a um conjunto de perguntas, isto a multiplicar pelo número de seminários que temos.

Que fique bem claro que não me importo de colaborar com este tipo de estudo estatísticos ou qualquer que seja o seu objectivo, apenas não gosto que me obriguem a procedimentos para poder aceder a algo que deveria ter acesso imediato, uma vez que pago aquele valor de 1000€ anuais e esse facto acrescentado ao de ter os seminários concluídos deveria ser suficiente para me poder inscrever no segundo ano do 2ºciclo.

Ana Margarida

10 junho 2009

Horário da Avaliação Prática de Antropologia Funerária


A aula de Sexta-Feira, dia 12 de Junho terá início às 10 horas,  a pedido da Professora. Convém lembrar para os mais esquecidos que será a 2ª aula da avaliação prática.

25 maio 2009

Próxima aula de SIG e Fotointerpretação


Dia 30 de maio (sábado) aula de SIG e Fotointerpretação será assegurada pelo Professor Lúcio Cunha na sala do costume (TP2) às 10h.

10 março 2009

Bibliografia online (Morfologias Urbanas e Rurais)


Como foi referido no mail do Prof. Chouquer, para quem não o recebeu, posto aqui o site onde se pode encontrar a seguinte bibliografia online:

WATTEAUX, Magali (2003), «À propos de la naissance du village au Moyen Âge : la fin d'un paradigme?»,Études Rurales, juillet-décembre, n° 167-168, 307-318.
ROBERT, Sandrine (2003), «Comment les formes du passé se transmettent-elles?», 
Études Rurales, juillet-décembre, n° 167-168, p. 115-132.
 

Substituição da Aula de Antropologia Funerária


Conforme foi dito pela Professora Ana Maria Silva, e para aqueles que não receberam o seu mail, não haverá aula no próximo dia 27/3, tendo sido marcada a aula de substituição para o dia 8 de Maio, às 14h.